Governo anuncia mais de 2.500 carteiras de motorista de graça

A CNH Social é mais um benefício oferecido gratuitamente aos cidadãos de baixa renda que não possuem boas condições financeiras. Esse programa existe desde 2011 e já ajudou milhares de pessoas.

Segundo o governo, pessoas que possuem uma carteira de habilitação aumentam suas chances no mercado de trabalho em até 50%. Oferecer esse benefício é uma maneira de contribuir para a diminuição do desemprego.

Além de poder tirar a sua CNH gratuitamente, o cidadão também pode mudar a categoria se já tiver a carteira.

Quem Pode Tirar?

A principal exigência que o governo faz para os candidatos que queiram tirar a CNH Social é não ter condições de pagar por esse serviço.

Nem todos os estados brasileiros possuem esse tipo de serviço, portanto, é preciso se informar e saber quais são os estados que possuem CNH Social. Cada estado possui as suas exigências.

Abaixo, listamos algumas exigências em comum. Veja:

  • Possuir idade mínima de 18 anos;
  • Pertencer a uma família cuja renda per capita mensal seja de até 3 salários mínimos e que esteja devidamente inscrita no Cadastro Único;
  • Residir impreterivelmente no estado em que queira tirar a CNH;
  • Portadores de alguma deficiência física, cidadãos que tenham sido presos, beneficiários de programas de transferência de renda ou pequenos agricultores rurais que recebam uma renda bruta de até 2 salários mínimos.

Conseguir a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente, com certeza, é uma ajuda muito grande para o cidadão que não tem condições financeiras. Hoje, estima-se que a emissão da CNH custe a partir de R$ 1.000,00.

Como Fazer seu Cadastro?

Como nós dissemos acima, nem todos os estados disponibilizam esse benefício aos cidadãos. Por isso, é muito importante que você conheça os estados que possuem CNH Social SP.

Alguns estados já se modernizaram e disponibilizam pela internet a possibilidade de você realizar o seu cadastro para concorrer a uma das vagas e emitir a sua CNH Social.

Você deverá entrar no site do Detran do seu estado e realizar a pesquisa para saber se pode fazer esse cadastro pela internet, caso contrário, terá que comparecer pessoalmente.

Estados que possuem CNH Social

Até o momento, os estados que possuem CNH Social são:

  • Espírito Santo;
  • Minas Gerais;
  • Ceará;
  • Paraíba;
  • Pernambuco.

Enquanto outros estados não aderem ao programa, visite os sites listados abaixo e acompanhe as novidades.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *